O plural da palavra bate-papo é bate-papos.
Por hoje chega desse bate-papo, está na hora de dormir!
Por hoje chega desses bate-papos, está na hora de dormir!
Exemplos:
A professora proibiu os bate-papos na sala de aula.
Que saudade que eu tenho de nossos bate-papos.
Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.
A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal.
Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável.
Bate-papo é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: bate + papo. Bate é um verbo, sendo uma forma conjugada do verbo bater e papo é um substantivo. Uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos afirma que os substantivos compostos formados por verbo como primeiro elemento fazem seu plural pela flexão apenas do segundo elemento.
Exemplos: bate-papos, beija-flores, arranha-céus, quebra-cabeças, vira-latas, guarda-chuvas,
…
Um bate-papo é uma conversa informal e descontraída, sendo sinônimo de papo, cavaco, cavaqueira, conversa, entre outros. Um bate-papo online é também chamado de bate-papo virtual ou chat.