O plural da palavra guarda-sol é guarda-sóis.
Vou levar um guarda-sol para a praia.
Vou levar dois guarda-sóis para a praia.
Guarda-sol é um substantivo composto hifenizado. Indica um objeto portátil usado para criar sombra e assim proteger do sol. É sinônimo de chapéu de sol.
A palavra sóis deverá ser escrita com acento agudo. O atual acordo ortográfico apenas aboliu o acento agudo nos ditongos abertos oi nas palavras paroxítonas, como joia, boia, jiboia, paranoia, heroico,...
Nas palavras oxítonas e nos monossílabos tônicos mantém-se o acento agudo no ditongo oi: sóis, dói, corrói, herói,…
A principal regra de formação do plural é pela junção da consoante -s à palavra que se encontra no singular, indicando assim a sua forma plural.
No que concerne aos substantivos compostos, a formação do plural pode ocorrer de quatro formas diferentes: com flexão dos dois elementos que formam a palavra, com flexão apenas do primeiro elemento que forma a palavra, com flexão apenas do segundo elemento que forma a palavra ou com não flexão dos elementos, que permanecem invariáveis.
No caso de guarda-sol, há apenas a flexão do último elemento que forma a palavra. Isso ocorre sempre que o substantivo composto é formado por uma forma verbal e um substantivo.
Exemplos de flexão do último elemento: