Plural de sabão

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O plural da palavra sabão é sabões.

Ontem eu comprei um sabão de coco no supermercado. 
Ontem eu comprei dois sabões de coco no supermercado. 

Exemplos:

  • Em minha casa só uso sabões biodegradáveis.
  • Esta roupa deverá ser lavada com sabões especiais.
  • Vou comprar sabões neutros para lavar a roupa do bebê.

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,… Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos terminados em vogal.

Relativamente aos substantivos terminados em -ão, existem três formas possíveis de formação do plural: -ões, -ãos, -ães.

-ão para –ões: A maioria dos substantivos terminados em –ão forma o plural com –ões.

  • balão – balões
  • coração – corações
  • eleição - eleições
  • leão – leões
  • opinião – opiniões 
  • tubarão – tubarões

-ão para -ãos: Todos os substantivos paroxítonos terminados em –ão formam o plural com –ãos, havendo apenas o acréscimo do –s. Alguns substantivos oxítonos também têm seu plural formado segundo essa regra.

  • órfão – órfãos
  • sótão – sótãos
  • órgão - órgãos
  • cidadão – cidadãos
  • irmão – irmãos
  • cristão – cristãos

-ão para –ães: Alguns substantivos terminados em –ão formam o plural com –ães.

  • alemão - alemães
  • cão – cães
  • capitão - capitães
  • charlatão – charlatães
  • pão – pães
  • sacristão – sacristães

Atenção!
Alguns substantivos terminados em –ão admitem mais do que uma forma no plural:

  • anão – anões ou anãos
  • corrimão – corrimões ou corrimãos
  • guardião – guardiões ou guardiães
  • verão – verões ou verãos 
  • vilão – vilões ou vilãos
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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