As palavras pluvial e fluvial existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Pluvial se refere a algo relativo à chuva, que provém da chuva.
Fluvial se refere a algo relativo aos rios, próprio dos rios ou que vive nos rios.
A palavra pluvial tem sua origem na palavra latina pluvialis, devendo assim ser escrita com pl. É sinônima de pluviátil, chovediço, chovedio, chuvoso e pluvioso.
A palavra fluvial tem sua origem na palavra latina fluvialis, devendo assim ser escrita com fl. É sinônima de fluminense, flumíneo, fluviátil e fluviano.
Nota: Pluvial pode significar ainda uma capa usada por bispo ou sacerdote, chamada também de capa de asperges ou capa magna.
Fluvial e pluvial são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniformes, porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -l são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino:
As palavras fluvial e pluvial são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: