Prateleira ou pratileira

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é prateleira. A palavra pratileira está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino prateleira sempre que quisermos referir uma tábua horizontal que se fixa numa parede ou na parte interior de armários e estantes. As prateleiras são usadas para arrumar ou expor diversos objetos, como livros, enfeites, pratos, copos, roupas,…  

A palavra prateleira é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra pratel, que significa prato pequeno, mais o sufixo –eira: pratel + -eira. O sufixo -eira é um sufixo nominal que se junta a um substantivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere um objeto de uso, entre outros. Vindo da palavra pratel, deverá ser escrita com e na segunda sílaba.

Exemplos:

  • Os copos estão na segunda prateleira do armário da cozinha.
  • Vamos colocar três prateleiras nesta parede.
  • Você não acha que está pondo muito peso nessa prateleira?

Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de prateleira, erradamente se troca a vogal e da segunda sílaba pela vogal i. 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também