As palavras pratica e prática existem na língua portuguesa e estão corretas. Como apresentam significados distintos, devem ser usadas em situações diferentes. Prática, com acentuação gráfica, pode ser um substantivo ou um adjetivo e pratica, sem acentuação gráfica, é uma forma verbal do verbo praticar.
Prática é uma palavra proparoxítona. O acento agudo marca a sílaba tônica da palavra: PRÁ-ti-ca. Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, todas as proparoxítonas são acentuadas.
Pratica é uma palavra paroxítona. Tem como sílaba tônica a sílaba ti: pra-TI-ca. Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as paroxítonas não necessitam de um acento que indique a sílaba tônica. As palavras paroxítonas não são, maioritariamente, acentuadas.
O substantivo feminino prática indica aquilo que é real e não apenas teórico, indicando assim qualquer atividade realizada. Pode se referir também ao modo de fazer as coisas, como um hábito ou costume, bem como à técnica ou destreza que alguém possui na realização de algo. Prática pode indicar ainda um período preparatório ou uma palestra.
Exemplos com prática (substantivo):
O adjetivo prática é a forma feminina do adjetivo prático. Refere-se àquilo que se opõe ao que é teórico ou que é de uso fácil. Pode indicar também aquilo que é conveniente ou uma pessoa que é objetiva e sensata. Pode se referir ainda a uma pessoa que tem prática na realização de algo.
Exemplos com prática (adjetivo):
Pratica é a forma conjugada do verbo praticar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo e na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo.
Verbo praticar - presente do indicativo:
(Eu) pratico
(Tu) praticas
(Ele) pratica
(Nós) praticamos
(Vós) praticais
(Eles) praticam
Verbo praticar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) pratica
(Ele) pratique
(Nós) pratiquemos
(Vós) praticai
(Eles) pratiquem
O verbo praticar indica o ato de pôr em prática e de executar alguma atividade, quer no âmbito profissional, quer no âmbito cultural. Indica também o ato de adquirir uma habilidade, de ministrar ensinamentos e de manter relações com alguém.
Exemplos com pratica: