A forma preferencial de escrita da palavra é preconceito, escrita de forma junta, sem hífen. Embora a palavra pré-conceito seja muito utilizada, não se encontra dicionarizada nem reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Há uma tendência generalizada para a distinção dos termos preconceito e pré-conceito, sendo o preconceito caracterizado como uma intolerância ou discriminação e o pré-conceito como um juízo antecipado ou uma ideia preconcebida.
Essa distinção é, contudo, errônea, uma vez que o substantivo preconceito apresenta todas essas significações.
O substantivo masculino preconceito indica…
Uma ideia ou opinião antecipada, preconcebida sem um conhecimento, análise ou reflexão sobre o assunto, sendo sinônimo de prejuízo, prejulgamento, prenoção.
Uma atitude de intolerância e discriminação relativamente a algo ou alguém, sendo sinônimo de intolerância, discriminação, implicância.
Uma ideia formada a partir de superstições e crendices, sendo sinônimo de crendice, superstição. cisma,
O substantivo preconceito é formado por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo pré- ao substantivo conceito: pré- + conceito. O prefixo pré- indica anterioridade e antecedência.
Segundo o atual acordo ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo pré- é tônico e autônomo da segunda palavra. Não é utilizado quando o prefixo pre- é átono e não é autônomo da segunda palavra, sendo esse o caso de preconceito.
Assim, preconceito deverá ser escrito sem hífen, de forma junta. Também dessa forma deverão ser escritas as palavras da mesma família de preconceito.
Palavras cognatas de preconceito: