As palavras precursor e percursor existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de serem parecidas, seus significados são diferentes.
Precursor indica algo ou alguém que precede, ou seja, que vem antes, que inicia algo, que está ou vai à frente.
Percursor indica algo ou alguém que percorre, ou seja, que faz um determinado percurso.
Precursor está relacionado com ao ato de preceder, ou seja, de estar adiante e vir antes. Tem também significado de antecipar e anunciar alguma notícia, novos conceitos, a chegada de alguém, um início. É sinônimo de pioneiro, prógono, batedor e anunciador, entre outros.
Precursor tem sua origem na palavra em latim praecursore, devendo ser escrito com pre como sílaba inicial. De origem latina, o prefixo pre- indica anterioridade.
Percursor está relacionado com o ato de percorrer, indicando quem faz um percurso, ou seja, quem atravessa ou se locomove ao longo de um trajeto.
Percursor é uma palavra formada por derivação sufixal. Ao substantivo percurso foi acrescentado o sufixo -or: percurso + -or = percursor. O sufixo -or sugere o modo de ser, propriedade ou estado de algo ou de alguém.
As palavras precursor e percursor são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas:
As palavras precursor e percursor não devem ser confundidas com a palavra percussor.
O substantivo masculino percussor se refere à pessoa que faz percussão, ou seja, que toca ou bate com força em alguma coisa, como um instrumento musical. É sinônimo de percutidor e percutor.
Exemplo: O percussor da banda fez um solo de bateria.