Embora o adjetivo proeminente seja usado com um sentido mais físico: nariz proeminente, bochechas proeminentes, barriga proeminente,… e o adjetivo preeminente seja usado com um sentido mais intelectual ou moral: escritora preeminente, cientista preeminente, jornalista preeminente,… as duas palavras são sinônimas quando se referem a algo ou alguém que se destaca pelas suas qualidades, sendo superior, notável e digno de mérito.
Sentido intelectual ou moral: Quem me dera ser uma preeminente escritora, reconhecida mundialmente.
Sentido intelectual ou moral: Quem me dera ser uma proeminente escritora, reconhecida mundialmente.
Sentido físico: A menina sorria alegremente, com suas bochechas proeminentes.
Proeminente se refere a algo ou a alguém que se eleva acima do restante, que sobressai ou que se destaca com suas qualidades, sendo sinônimo de altivo, alto, elevado, saliente, protuberante, distinto, superior, sublime, excelso, excelente e preeminente, entre outros.
Proeminente tem sua origem na palavra em latim proeminens, devendo assim ser escrito com o na primeira sílaba: pro-e-mi-nen-te. Também a palavra proeminência, cognata de proeminente, deverá ser escrita com o na primeira sílaba.
Preeminente se refere a algo ou a alguém que é superior aos outros ou que é perfeito, digno de mérito. É sinônimo de superior, elevado, excelso, sublime, perfeito, excelente, magnífico, distinto, notável e proeminente, entre outros.
Preeminente tem sua origem na palavra em latim praeemìnens, devendo assim ser escrito com e na primeira sílaba: pre-e-mi-nen-te. Também a palavra preeminência, cognata de preeminente, deverá ser escrita com o na primeira sílaba.
Preeminente e proeminente são adjetivos de dois gêneros, ou seja, adjetivos uniformes que apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: