As duas formas são consideradas corretas. Premia é a forma correta de conjugação do verbo premiar segundo a norma culta brasileira. Premeia é a forma correta de conjugação do verbo premiar segundo a norma culta do português europeu. Premia e premeia são formas conjugadas na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.
Exemplos:
O verbo premiar se refere ao ato de dar um prêmio ou recompensa, sendo sinônimo de galardoar, laurear, bonificar, coroar, recompensar, gratificar, compensar e indenizar, entre outros.
Normalmente, os verbos terminados em –iar são regulares, como denunciar (ele denuncia) e copiar (ele copia). Contudo, há um conjunto de verbos terminados em –iar que são irregulares, sendo conjugados com o ditongo ei nas suas formas rizotônicas, ou seja, nas formas verbais em que a sílaba tônica está no radical da palavra: intermediar (ele intermedeia), ansiar (ele anseia), incendiar (ele incendeia) e odiar (ele odeia).
O verbo premiar não segue uma norma fixa, sendo conjugado conforme os regulares no português do Brasil e conforme os irregulares no português europeu.
Verbo premiar - presente do indicativo - português brasileiro:
(Eu) premio
(Tu) premias
(Ele) premia
(Nós) premiamos
(Vós) premiais
(Eles) premiam
Verbo premiar - imperativo - português brasileiro:
(Eu) ---
(Tu) premia
(Ele) premie
(Nós) premirmos
(Vós) premiai
(Eles) premiem
Exemplos:
Verbo premiar - presente do indicativo - português europeu:
(Eu) premeio
(Tu) premeias
(Ele) premeia
(Nós) premiamos
(Vós) premiais
(Eles) premeiam
Verbo premiar - imperativo - português europeu:
(Eu) ---
(Tu) premeia
(Ele) premeie
(Nós) premirmos
(Vós) premiai
(Eles) premeiem
Exemplos: