As palavras preposição e proposição existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de parecidas, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Preposição indica, principalmente, um elemento de ligação entre os termos de uma oração, como: de, a, para, até, por, com.
Proposição se refere a um enunciado ou sentença, bem como a uma proposta ou sugestão.
A palavra preposição é muito utilizada na gramática, se referindo a um elemento de ligação que estabelece relação entre os termos de uma oração:
Preposição se refere também ao ato de prepor, ou seja, de pôr antes e, no âmbito jurídico, a um contrato para que um preposto possa realizar negócios em nome de outra pessoa.
A palavra preposição tem sua origem na palavra em latim praepositione, sendo assim escrita com pre na primeira sílaba: pre-po-si-ção.
Proposição é uma palavra muito utilizada na lógica, se referindo a uma expressão ou enunciado que pode ser verdadeiro ou falso. Refere-se também ao ato de se propor, ou seja, a uma proposta ou sugestão. Significa, ainda, na gramática, uma oração ou sentença.
A palavra proposição tem sua origem na palavra em latim propositione, sendo assim escrita com pro na primeira sílaba: pro-po-si-ção.
As palavras preposição e proposição são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: