Essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devem contudo, ser usadas em situações diferentes porque têm significados diferentes.
Preso, com s, é a palavra mais usada pelos falantes, indicando tanto um presidiário como algo ou alguém que está amarrado, ligado, unido, pregado, encerrado,… Prezo, com z, é uma palavra menos utilizada sendo uma forma conjugada do verbo prezar.
A pronúncia dessas duas palavras é diferente. Em preso, a vogal e na primeira sílaba é pronunciada de forma fechada (ê). Em prezo, a vogal e na primeira sílaba é pronunciada de forma aberta (é).
Preso é um substantivo masculino, sinônimo de prisioneiro, presidiário, recluso, detido, detento, penitenciário,... Indica uma pessoa que está presa, sob custódia.
Exemplos com preso:
Preso é o particípio passado irregular do verbo prender, indicando algo ou alguém que está detido num lugar fechado, sem se poder movimentar, agarrado a outra coisa, ligado sentimentalmente, interessado em alguém e/ou comprometido com alguma coisa.
Exemplos com preso:
Nota: Preso é também a forma conjugada do verbo presar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu preso. Esse uso é contudo quase inexistente.
Prezo é a forma conjugada do verbo prezar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Verbo prezar – Presente do indicativo:
(Eu) prezo
(Tu) prezas
(Ele) preza
(Nós) prezamos
(Vós) prezais
(Eles) prezam
Exemplos com prezo:
O verbo prezar se refere ao ato de ter grande apreço, consideração, estima, simpatia ou respeito por alguém ou por alguma coisa. Pode significar também o ato de querer muito algo ou o ato de uma pessoa ter orgulho em si mesma.