Os verbos proceder e preceder existem na língua portuguesa e estão corretos. São verbos parônimos. Apresentam escrita e pronúncia parecidas, mas têm significados diferentes. Assim, são facilmente confundidos.
Proceder se refere, principalmente, ao ato de agir de uma determinada maneira:
Preceder se refere, principalmente, ao ato de ocorrer antes:
O verbo proceder se refere, principalmente, ao ato de agir de uma determinada forma. Indica também o ato de descender ou ter origem, bem como de fazer ou efetuar algo. Assim, é sinônimo de agir, atuar, comportar-se, portar-se, fazer, efetuar, originar-se, vir, descender e provir, entre outros.
Tendo sua origem na palavra em latim procedere, o verbo proceder e as suas formas verbais são sempre escritas com o na primeira sílaba: pro-ce-der.
Verbo proceder - Presente do indicativo:
(eu) procedo
(tu) procedes
(ele) procede
(nós) procedemos
(vós) procedeis
(eles) procedem
Verbo proceder - Pretérito perfeito do indicativo:
(eu) procedi
(tu) procedeste
(ele) procedeu
(nós) procedemos
(vós) procedestes
(eles) procederam
O verbo preceder se refere, principalmente, ao ato de ocorrer antes. Pode, contudo, indicar também o ato de ter uma qualidade superior ou ter preferência. Assim, preceder é sinônimo de anteceder, preexistir, superar, prevalecer, suplantar, encabeçar e antepor-se, entre outros.
Tendo sua origem na palavra em latim praecedere, o verbo preceder e as suas formas verbais são sempre escritas com e na primeira sílaba: pre-ce-der.
Verbo preceder - Presente do indicativo:
(eu) precedo
(tu) precedes
(ele) precede
(nós) precedemos
(vós) precedeis
(eles) precedem
Verbo preceder - Pretérito perfeito do indicativo:
(eu) precedi
(tu) precedeste
(ele) precedeu
(nós) precedemos
(vós) precedestes
(eles) precederam