A forma correta de escrita da palavra é queixo, com x. A palavra queicho, com ch, está errada. Queixo pode ser um substantivo, indicando a parte do rosto que fica por baixo da boca, ou uma forma verbal do verbo queixar-se: eu me queixo.
O substantivo masculino queixo indica principalmente a parte do rosto que fica por baixo da boca, ou seja, o maxilar inferior. É muito utilizado na expressão duplo queixo, indicando o papo de gordura que se forma sob o queixo.
Queixo-me é a forma conjugada do verbo queixar-se na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo queixar-se indica o ato de se lastimar e de se lamuriar sobre alguma situação, bem como o ato de apresentar queixa ou denúncia formal.
Verbo queixar-se - Presente do indicativo:
(Eu) queixo-me ou me queixo
(Tu) queixas-te ou te queixas
(Ele) queixa-se ou se queixa
(Nós) queixamo-nos ou nos queixamos
(Vós) queixai-vos ou vos queixais
(Eles) queixam-se ou se queixam
Na palavra queixo, o x é pronunciado o som ch. Apesar disso, esta palavra deverá ser escrita com x e não com ch porque, segundo as regras ortográficas do português, depois de ditongos deverá ser usado x, como em: queixo, peixe, frouxo, ameixa, deixar, caixa, baixo,...
Visto terem a mesma sonoridade, o uso de x ou ch na escrita das palavras causa sempre dúvidas, ocorrendo frequentemente erros. Existem, porém, algumas regras que definem o uso do x:
Depois de ditongos: caixa, baixo, peixe, feixe, frouxo, ameixa,…
Depois da sílaba inicial me-: mexer, mexido, mexeriqueira, mexicano, mexedor, mexilhão,…
Depois da sílaba inicial en-: enxergar, enxoval, enxame, enxada, enxuto,…
Em palavras de origem indígena e africana: abacaxi, xavante, orixá, xará, …
Em palavras aportuguesadas do inglês: xampu, xerife,…