A expressão latina quid pro quo e a palavra em português quiproquó são frequentemente utilizadas. Apesar da sua origem comum, são usadas no dia a dia com significados distintos.
A expressão do latim medieval quid pro quo significa uma coisa pela outra, ou seja, dar uma coisa em troca de outra. É, assim, muitas vezes utilizada para indicar uma troca de favores ou compensação, como: isso por aquilo ou toma lá, dá cá. É esse o sentido que essa expressão apresenta também na língua inglesa.
Nota: Esta expressão deverá ser grafadas com algum sinal indicativo da sua condição de expressão de outro idioma, como em itálico ou entre aspas.
A palavra em português quiproquó tem sua origem na expressão latina quid pro quo, mas apresenta um significado diferente. Indica uma confusão ou um equívoco que provoca uma confusão, como tomar uma coisa por outra ou confundir uma coisa com outra. É, assim, sinônimo de confusão, desentendimento, discórdia, distúrbio, equívoco, engano e erro.
Entenda a diferença de significados:
Quid pro quo era também o nome dado a um antigo livro de receituário farmacêutico usado para indicar a substituição de uma substância receitada, caso a farmácia não a possuísse. Fica explicado o sentido que a expressão apresenta de troca e substituição, bem como o sentido mais pejorativo de erro e confusão que poderia derivar da troca das substâncias farmacêuticas receitadas.