A palavra “raiz” é escrita sem acento. Isso acontece porque a sílaba que se pronuncia com mais força na palavra é a última. Como essa sílaba é escrita com Z, sua pronúncia é naturalmente mais forte, tornando o acento desnecessário. Seu plural, no entanto, segue outra regra e, por isso, é acentuado: raízes.
Nenhuma oxítona terminada em Z é acentuada. Veja exemplos de palavras oxítonas terminadas em -az, -ez, -iz, -oz e -uz.
Raiz é uma palavra oxítona, o que significa que a sílaba pronunciada com mais força é a última. Algumas terminações de palavras são naturalmente mais fortes, por isso não necessitam de acento gráfico. São elas:
O acento gráfico é usado para indicar que a palavra raízes é trissílaba e paroxítona. Isto é, ela é composta de três sílabas, sendo a penúltima delas pronunciada com mais força: ra-í-zes. Sem o acento, as pessoas poderiam entender o “i” como parte da sílaba anterior, dividindo a palavra em duas sílabas: rai-zes, o que afetaria também a pronúncia. Assim, quando a letra “i” forma sílaba tônica sozinha nas palavras paroxítonas, ela vem acentuada: saída, caído, raízes.
A mesma regra serve para a letra “u” tônica que forma sílaba sozinha: saúde, Jaú, Araújo.
As palavras paroxítonas que têm sílaba tônica formada por “i” ou “u” sozinhos recebem acento gráfico. Veja exemplos com -i e -u.