A forma correta de escrita da palavra é raso, com s na segunda sílaba: ra-so. A palavra razo, com z, está errada. Raso tem sua origem na palavra em latim rasus, devendo assim ser escrito com s.
Raso indica principalmente algo que é pouco fundo e que não tem elevações. Indica também algo que foi cortado rente ou que foi nivelado. Pode significar ainda algo que está cheio até às bordas, alguém que tem pouca inteligência e algo que é incontestável, não sendo controverso. Refere-se ainda a algo que foi destruído, bem como a um terreno plano.
Raso é, assim, sinônimo de baixo, rasteiro, rente, curto, rés, plano, liso, chato, reto, igual, espalmado, nivelado, raspado, cheio, idiota, imbecil, palerma, incontestável, categórico, destruído, destroçado, planície e plano, entre outros.
Raso é também a forma conjugada do verbo rasar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu raso.
O verbo rasar indica o ato de tornar plano, deixando no mesmo nível e de encher até à borda, até transbordar. Refere-se também ao ato de tocar de leve e de medir a capacidade de algo com uma rasa. É, assim, sinônimo de aplanar, nivelar, igualar, arrasar, encher, transbordar, derramar, tocar, roçar, encostar e medir, entre outros.
Verbo rasar - presente do indicativo:
(Eu) raso
(Tu) rasas
(Ele) rasa
(Nós) rasamos
(Vós) rasais
(Eles) rasam
A dúvida na escrita de s ou z nas palavras ocorre porque a consoante s assume o som z quando se encontra entre duas vogais, como acontece na palavra raso, escrita com s devido ao seu étimo latino.
Exemplos de palavras terminadas em -azo:
Exemplos de palavras terminadas em -aso: