As palavras recessão, resseção e recepção existem e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. As palavras recessão e recepção são muito utilizadas, enquanto que a palavra resseção é menos utilizada pelos falantes. As três palavras são substantivos femininos. A palavra receção apenas é utilizada no português falado em Portugal.
Recessão tem sua origem na palavra em latim recessione, devendo assim ser escrita com c na segunda sílaba e ss na terceira sílaba. Refere-se, principalmente, à diminuição do crescimento e à estagnação da atividade econômica de um país, acarretando uma situação de crise. Pode indicar também a ação de retroceder, sendo sinônimo de recuo, recuada e retrocesso. Na astronomia, a palavra recessão indica o movimento de afastamento das galáxias e nebulosas.
Exemplos:
Recepção tem sua origem na palavra em latim receptione, devendo assim ser escrita com p na segunda sílaba e ç na terceira sílaba, dado que a terminação em latim –tione evoluiu para –ção em português. Refere-se ao local onde se recebem os clientes, bem como os funcionários que trabalham nesse local. Indica também o ato de receber, bem como a forma de receber, acolher, aceitar e admitir, sendo sinônimo de acolhimento, aceitação, admissão, receptividade e consideração. Recepção indica, ainda, uma reunião festiva, ou seja, uma celebração ou festividade.
Exemplos:
Resseção tem sua origem na palavra em latim resectione, que significa corte, poda. Esta palavra se refere, assim, à extirpação de um órgão ou de parte de um órgão, sendo sinônima de extirpação, corte, excisão e ablação.
Exemplos:
A palavra receção é utilizada apenas no português falado em Portugal, desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, equivalendo à palavra recepção.