Resenha crítica: como fazer em 5 passos (com exemplo comentado)

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Professora de Português

A resenha crítica é um texto que busca apresentar uma obra, como um filme ou livro, e expor um ponto de vista sobre ela. Costuma ser divulgada em jornais, revistas, sites, blogs e ambientes acadêmicos.

Uma boa resenha ajuda as pessoas a decidirem se vale a pena consumir um conteúdo. Se você quer dominar a escrita desse texto, veja o passo a passo com estratégias que vão fazer toda a diferença na sua elaboração!

Passos para fazer uma resenha crítica de qualidade

Estes passos devem ser feitos considerando a tarefa prévia de conhecer muito bem a obra. A partir daí:

1. Veja um exemplo e entenda.

Resenha de filme escrita por Thales de Menezes e publicada no Guia da Folha de São Paulo.

Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada

  • Classificação: 10 anos
  • Produção: EUA, 2018. 116 min
  • Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman

“Homem-Aranha no Aranhaverso” é a melhor animação de super-herói já produzida, isso é incontestável. Também é um dos exemplares mais bacanas de filme-gibi, seja desenho animado ou live-action. E já tem nerd defendendo ser o melhor de todos esses filmes.

Pisando no freio da empolgação, trata-se de uma produção em que tudo deu certo. Roteiro bem bolado, personagens simpáticos e uma amostra de soluções visuais inventivas.

As texturas de imagem são alternadas, lembrando várias técnicas de ilustração. Em algumas cenas, apenas o que está à frente tem foco. Isso reproduz como a visão humana funciona, sem a correção tradicional do desenho animado, que deixa definidas todas as profundidades da imagem.

Além do visual prodigioso, o filme carrega a ousadia temática que o Aranhaverso injetou nos quadrinhos de um personagem cinquentão. Aqui ele surge com Miles Morales, Homem-Aranha negro e adolescente que assume o lugar do herói após a morte de Peter Parker.

Também picado por uma aranha radioativa, Morales vai tentando combater o crime. No caminho, encontra outros cinco homens-aranha, muito diferentes um do outro. [...]

Parece complicado, mas não é. A narrativa é fluida e não exige conhecimento das histórias dos gibis. E traz preocupações inclusivas, com personagens negros e hispânicos, bullying e um discurso de força feminina com Stacy.

Inteligente e sofisticado, “Homem-Aranha no Aranhaverso” prova que ainda há muito a ser inventado na animação.

Na introdução da resenha, note que o autor apresenta o contexto em que o filme se estabelece e já mostra sua opinião. No desenvolvimento, dá um breve resumo do conteúdo com avaliações positivas sobre ele, e, na conclusão, um parecer final.

Para elaborar o seu texto e sustentar a crítica, o autor utiliza algumas estratégias, como:

  • uso de termos especializados (texturas de imagem alternadas, técnicas de ilustração);
  • uso de adjetivos e expressões que valorizam o filme (roteiro bem bolado, personagens simpáticos, visual prodigioso);
  • uso de linguagem na norma-padrão, porém sem muita formalidade, para aproximar-se do leitor (considerando o site em que a resenha foi publicada e seu público).
  • ausência de spoilers, para não entregar a trama do filme.

Essas técnicas contribuem para convencer o leitor a assistir ao filme e dão credibilidade ao autor.

2. Tenha foco!

Defina a que público você irá se dirigir, onde será publicada a sua resenha e qual é o seu objetivo: recomendar ou não a obra. Em seguida, estabeleça o grau de formalidade da linguagem (na norma-padrão, mais ou menos formal).

3. Registre os pontos positivos e negativos que devem ser incluídos.

Lembre-se de fazer prevalecer no texto aqueles que expressem o seu ponto de vista.

4. Siga a estrutura da resenha.

Apresente, no início, as referências completas da obra. Se for um livro, o número total de páginas. Em caso de filme, a classificação, produção, direção etc.

  • Na introdução, apresente a obra, o tema e o autor.

    Explique o contexto em que foi produzida e como ela está organizada. Em caso de filmes ou livros de ficção, descreva outros elementos, como personagens, cenário e época em que se passa a história.
  • No desenvolvimento, apresente os seus argumentos, destaque se existem aspectos marcantes, se a obra é útil para quem a lê e se tem semelhanças com outras obras do mesmo autor ou de diferentes criadores.

    Mostre que você tem competência para recomendar ou não a obra resenhada. Lembre-se de que haverá leitores que não compartilham a mesma opinião, por isso você deverá apresentar bons argumentos.
  • Na conclusão, dê o seu parecer final e reforce a sua opinião.

Nota: o tamanho do texto vai depender do espaço em que será publicado.

5. Dê um título para a sua resenha.

Em seu título, procure dar pistas sobre a opinião que será apresentada.

Atenção: não confunda resenha com resumo!

Embora possa apresentar uma síntese no corpo do texto, a resenha crítica descreve e avalia uma obra, como filme, livro, artigo, série de TV, exposição de artes, peça teatral, shows, entre outras.

O que é uma resenha crítica acadêmica?

A resenha crítica acadêmica circula no ambiente universitário e nos periódicos. Ela contempla, normalmente, a apreciação de livros ou artigos.

Entre seus principais objetivos estão o de ajudar os pesquisadores a escolher quais textos novos ler, já que é difícil acompanhar tudo o que é publicado. Além disso, as resenhas acadêmicas auxiliam na formação de opinião sobre assuntos especializados.

Uma resenha acadêmica apresenta:

  • nome completo do autor e sua instituição de ensino;
  • referência completa da obra apreciada;
  • título;
  • informações acadêmicas e profissionais do autor (opcional);
  • termos técnicos;
  • parte do texto composto por uma síntese descritiva da organização da obra ou do tema desenvolvido.

Veja também:

Referências

CARVALHO, Gisele de. Resenhas Acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Dubito Ergo Sum, p. 1-7, 2004.

MENEZES, Thales de. Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada. Disponível em: https://guia.folha.uol.com.br/cinema.

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora de Língua Portuguesa, autora de materiais didáticos e revisora de textos. Apaixonada pela escrita e pelo ensino de língua materna, produz conteúdos educacionais desde 2009 e carrega o propósito de levar educação de qualidade a todos.

Veja também