A forma correta de escrita da palavra é roxo, com x. A palavra rocho, com ch, está errada. Devemos usar o adjetivo roxo sempre que quisermos referir a cor violeta, sendo sinônimo de lilás e violáceo.
Popularmente, o adjetivo roxo é usado para referir diversos estados de espírito. Pode significar algo excessivo, desmedido e intenso, bem como um estado de desejo, ânsia e paixão, sendo sinônimo de desejoso, ansioso, ávido, apaixonado, louco, maluco.
Roxo significa também alguma coisa complicada, complexa, perigosa, difícil, árdua e trabalhosa. Em alguns lugares do Brasil, se refere também a um namoro com muita intimidade.
O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch no meio das palavras é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Embora haja algumas regras que definam quando deve ser utilizado x ou ch, nenhuma delas se aplica à palavra roxo.
A palavra roxo tem sua origem na palavra em latim russeus, que significa vermelho escuro. Está convencionado que esta palavra seja escrita com x e não com ch. Também com x são escritas as palavras cognatas de roxo, como:
Palavras onde a consoante x assume o valor de ch…
No meio:
No princípio: