As palavras sabia, sábia e sabiá são muito parecidas, mas têm significados diferentes e são pronunciadas de formas diferentes.
Sabia é a forma conjugada do verbo saber:
Sábia é a forma da palavra sábio no feminino:
Sabiá é o nome de uma espécie de pássaro:
A confusão na utilização dessas três palavras surge porque apenas se diferenciam na acentuação tônica.
Sábia é uma palavra proparoxítona. Sá é a sílaba tônica: SÁ-bi-a.
Sabia é uma palavra paroxítona. Bi é a sílaba tônica: sa-BI-a.
Sabiá é uma palavra oxítona. Á é sílaba tônica: sa-bi-Á.
Sabia é a forma conjugada do verbo saber na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo. O verbo saber se refere principalmente ao ato de ter conhecimento.
Verbo saber - Pretérito imperfeito do indicativo:
(eu) sabia
(tu) sabias
(ele) sabia
(nós) sabíamos
(vós) sabíeis
(eles) sabiam
Exemplos com sabia:
A forma verbal sabia não é acentuada porque as palavras paroxítonas não são, maioritariamente, acentuadas graficamente. A junção das vogais ia forma um hiato, ficando em sílabas separadas na divisão silábica: sa-bi-a.
Sábia é a forma feminina da palavra sábio. Indica, principalmente, uma pessoa que tem muitos conhecimentos ou sabedoria, sendo sinônima de: culta, sabida, sapiente, sabedora e erudita.
Exemplos com sábia:
Sabiá é, principalmente, o nome dado a uma espécie de pássaros de coloração simples (preto, marrom, cinza) e canto sonoro e melodioso, abundante na América do Sul.
Sabiá é um substantivo de dois gêneros, podendo ser utilizado no masculino e no feminino. É correto dizer: o sabiá ou a sabiá.
Exemplos com sabiá:
Fique sabendo mais!
Essas três palavras são frequentemente utilizadas em poesias e músicas, possibilitando a criação de trava-línguas: "O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar".