Os verbos saudar e saldar existem na língua portuguesa e estão corretos. Apesar de serem pronunciadas da mesma forma, são palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes.
Saudar indica, principalmente, o ato de cumprimentar:
Saldar indica, principalmente, o ato de liquidar uma dívida:
O verbo saudar, além de se referir ao ato de cumprimentar, refere-se também ao ato de felicitar alguém, de dar as boas-vindas, de aclamar e festejar. É sinônimo de cumprimentar, mesurar, felicitar, parabenizar, congratular, elogiar, louvar, ovacionar, aplaudir e aclamar, entre outros.
Exemplos com saudar:
O verbo saudar tem sua origem na palavra em latim salutare, devendo assim ser escrito com u.
O verbo saldar, além de se referir ao ato de liquidar uma dívida, completando o pagamento de uma conta, refere-se também ao ato de exigir satisfações, vingando-se. É sinônimo de pagar, liquidar, quitar, zerar, satisfazer, acertar soldar e amortizar, bem como de vingar, desforrar, reparar e ajustar, entre outros.
Exemplos com saldar:
O verbo saldar poderá ter sua origem na palavra em latim solidare ou ser formado através de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra saldo. Forma assim um verbo a partir de um substantivo.
As palavras saudar e saldar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: