Enquanto formas verbais, eu saúdo é sinônimo de: eu cumprimento. Eu saldo é sinônimo de: eu pago. Enquanto substantivo, saldo indica, entre outros, o total de dinheiro disponível numa conta bancária. Assim, as palavras saúdo e saldo estão corretas. Seus significados, contudo, são diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra saudo, sem acento agudo, está errada.
A pronúncia das palavras saldo e saúdo é diferente. Em saldo, a sílaba tônica é a sílaba sal: sal-do. Em saúdo, a sílaba tônica é a sílaba ú: sa-ú-do.
Exemplos:
Saúdo é a forma conjugada do verbo saudar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu saúdo. O verbo saudar se refere ao ato de cumprimentar, felicitar alguém, dar as boas-vindas. Significa também o ato de aclamar, festejar.
Segundo as regras de acentuação do português, a vogal u e a vogal i são acentuadas quando ocorre a formação de um hiato com a vogal anterior, como em: saúdo, saúde, ciúme, saída, traída,...
Verbo saudar – Presente do indicativo:
(Eu) saúdo
(Tu) saúdas
(Ele) saúda
(Nós) saudamos
(Vós) saudais
(Eles) saúdam
Exemplos:
Saldo é a forma conjugada do verbo saldar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu saldo. O verbo saldar se refere ao ato de liquidar uma dívida, completar o pagamento de uma conta.
Verbo saldar – Presente do indicativo:
(Eu) saldo
(Tu) saldas
(Ele) salda
(Nós) saldamos
(Vós) saldais
(Eles) saldam
Exemplos:
Enquanto substantivo, além do total de dinheiro disponível numa conta bancária, saldo se refere à diferença entre receitas e despesas ou ao que sobra dessa diferença. Pode se referir também à consequência ou resultado de um acontecimento, bem como a uma venda com desconto para liquidação do estoque. Por fim, indica algo que está saldado, ou seja, liquidado e também uma desforra, um acerto de contas.
Exemplos: