Se não, separado, significa “quando não” ou “caso não”, como em: se não entender, peça ajuda.
Senão, junto, pode ter vários significados, como nas frases: o aluno não fez nada senão bagunça (senão = a não ser); venha rápido, senão não chegaremos a tempo! (senão = do contrário).
Confira mais 5 exemplos de frases para entender quando usar senão e se não.
Senão = a não ser: o bebê não comeu nada a não ser um prato de mingau. Como preposição, senão se refere a uma limitação ou a uma exceção, sendo sinônimo de a não ser, exceto, salvo, fora e menos.
Senão = caso contrário: saiam agora de casa caso contrário vocês perderão o avião. Como conjunção, senão indica a consequência negativa de uma afirmação anterior, sendo sinônimo de caso contrário, de outro modo e do contrário.
Senão = mas: Helena não conseguiu a promoção por favores, mas por dedicação. Como conjunção, senão indica também uma ideia contrária que corrige a ideia anterior, sendo sinônimo de mas, mas sim e porém.
Senão = problema: não houve qualquer problema na festa. Foi perfeita! Como substantivo masculino, senão se refere a um problema, falha, imperfeição, defeito ou mácula.
Se não = caso não: caso não conseguir entregar o projeto hoje, não se preocupe. Escrito de forma separada, se não é usado principalmente como conjunção condicional ou integrante, sendo sinônimo de caso não e quando não.
Outros exemplos de quando usar se não
É possível usar a expressão se não em contextos nos quais se utiliza a conjunção senão. Para isso, a expressão se não tem de estar entre vírgulas e tem de estar subentendido que o verbo se encontra omisso.
Se não = caso não
Venha rápido, se não, não chegaremos a tempo!
Venha rápido, se não (vier), não chegaremos a tempo!
Consolide o seu aprendizado de forma simples e divertida com este vídeo!
Veja também: Demais ou de mais