Sede é sensação física de quem precisa beber água, ou o "estabelecimento principal" de uma empresa, associação ou grupo.
Cede é uma forma conjugada do verbo ceder, que significa abrir mão, pôr à disposição.
Quer dominar o uso dessas palavras em todas as situações? Confira os exemplos e as diferentes pronúncias para cada caso.
O substantivo feminino sede, pronunciado com e fechado (ê) na primeira sílaba, se refere à vontade de beber e a um desejo veemente ou ânsia, sendo sinônimo de secura, sequidão, desejo, ganância, ambição, impaciência e ansiedade.
Quando pronunciado com e aberto (é) na primeira sílaba, sede se refere a um centro de uma ação: à cidade principal de uma divisão administrativa, ao estabelecimento principal de uma empresa, à igreja principal de uma diocese, entre outros.
Exemplos com sede (vontade de beber):
Exemplos com sede (estabelecimento principal):
Cede é a forma conjugada do verbo ceder na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.
O verbo ceder indica, principalmente, o ato de abrir mão de alguma coisa, de se dar por vencido ou de afrouxar. Cede pode ser substituído por abre a mão, põe à disposição, dá-se por vencido e afrouxa.
Verbo ceder - Presente do indicativo:
(eu) cedo
(tu) cedes
(ele) cede
(nós) cedemos
(vós) cedeis
(eles) cedem
Verbo ceder - Imperativo:
--- (eu)
cede (tu)
ceda (ele/você)
cedamos (nós)
cedei (vós)
cedam (eles/vocês)
Exemplos com cede (presente do indicativo):
Exemplos com cede (imperativo):
Sede também pode ser a forma conjugada do verbo sedar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
O verbo sedar indica o ato de ministrar um sedativo e acalmar o que está agitado. Sede pode ser substituído por anestesie.
Verbo sedar - Presente do subjuntivo:
(que eu) sede
(que tu) sedes
(que ele) sede
(que nós) sedemos
(que vós) sedeis
(que eles) sedem
Verbo sedar - Imperativo:
--- (eu)
seda (tu)
sede (ele/você)
sedemos (nós)
sedai (vós)
sedem (eles/vocês)
Exemplos com sede (presente do subjuntivo):
Exemplos com sede (imperativo):
Nota: Sede é também forma conjugada no verbo ser na 2.ª pessoa do plural (vós) do imperativo: Sede forte! Essa forma verbal é, contudo, pouco utilizada.
Sede, com sentido de ter vontade de beber, deve ser pronunciado com e fechado na primeira sílaba (ê): Tenho muita sede.
Sede, com sentido de estabelecimento principal, deve ser pronunciado com e aberto na primeira sílaba (é): Onde fica a sede da empresa?
Sede, com sentido de anestesiar, deve ser pronunciado com e aberto na primeira sílaba (é): Sede o gato para a operação, por favor.
Cede, com sentido de abrir mão, deve ser pronunciado com e aberto na primeira sílaba (é): Ele nunca cede o lugar no ônibus.
Saiba mais sobre esta dúvida, assistindo a um vídeo simples e fácil de entender: