A forma correta de escrita da palavra é semiaberto, escrito de forma junta. As palavras semi aberto, escritas de forma separada, estão erradas e a palavra semi-aberto, com hífen, passou a estar errada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. Também semiabertura, cognata de semiaberto, deverá ser escrito junto.
O adjetivo semiaberto indica algo que não está totalmente aberto, estando apenas entreaberto. É muito usado na fonética, para indicar uma vogal que não é pronunciada de forma completamente aberta. É também um termo jurídico que indica um regime prisional de liberdade restrita: fora da prisão durante o dia e na prisão durante a noite.
Semiaberto é um adjetivo formado por derivação prefixal. É acrescentado um prefixo (semi-) a uma palavra já existente (aberto), alterando o seu sentido: semi- + aberto = semiaberto.
Semi- é um prefixo de origem latina e transmite uma noção de metade ou de quase.
Segundo o novo Acordo Ortográfico, nas palavras compostas por prefixação, o hífen deverá ser usado apenas quando a segunda palavra começa com h ou quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra.
Exemplos com hífen: semi-humano, semi-hipnotizado, semi-inconsciente, semi-improvisado,...
Nas restantes situações, o prefixo deverá ser escrito unido à palavra já existente, sendo este o caso do adjetivo semiaberto.
Exemplos sem hífen: semiaberto, semiatento, semidestruído, semipermeável,...
Quando s segunda palavra começa com as consoantes r ou s e o prefixo termina em vogal, as consoantes r e s deverão ser duplicadas: rr, ss.
Exemplos com consoantes duplicadas: semirreta, semirreal, semissério, semissólido,...