A forma correta de escrita da palavra é socioeconômico, escrita de forma junta. Está errada a palavra socio-econômico, escrita com hífen. O prefixo socio- transmite uma ideia de social ou de sociedade. As palavras compostas por este prefixo são maioritariamente escritas sem hífen.
O adjetivo socioeconômico indica em simultâneo aspectos sociais e econômicos de um dado problema, situação, circunstância,... Existe também a forma variante socieconômico, que apresenta menor uso.
Exemplos com socioeconômico:
Esta palavra não sofreu qualquer alteração com o atual acordo ortográfico, já sendo assim escrita anteriormente.
A regra base da hifenização por prefixação afirma que só serão hifenizados os compostos em que o segundo termo comece com a mesma letra em que termina o prefixo ou em que o segundo termo comece com h. Assim, com o prefixo socio- apenas deverão ser hifenizados os compostos em que o segundo termo comece com o ou com h. Nos restantes casos, as palavras deverão ser escritas juntas.
Sem hífen:
Com hífen:
A palavra socioeconômico nunca poderá ser acentuada na sílaba so.
Primeiramente porque já ocorre acento gráfico na sílaba nô, obrigatoriamente existente para marcar a sua condição de palavra proparoxítona, e não existem palavras na língua portuguesa que apresentem dois sinais de acentuação.
Em segundo lugar porque, segundo as regras de acentuação do português, só ocorre acentuação gráfica na última, na penúltima e na antepenúltima sílaba, não havendo em nenhuma palavra uma sílaba tônica que esteja antes da antepenúltima sílaba.
Nota: Pode ocorrer, contudo, palavras com um sinal de acentuação e um sinal gráfico auxiliar de escrita, como órgão, bênção, órfão,...
Em sócio-gerente, há a presença do hífen e do acento agudo. Isso porque o processo de formação da palavra é diferente. Sócio não é um prefixo, mas sim um substantivo masculino que se junta a um segundo termo que o característica. Como esses dois elementos formadores são elementos nominais que mantêm um significado independente, ocorre separação com hífen:
Uma forma fácil de distinguir o prefixo socio- do substantivo sócio é pela formação do plural, uma vez que não ocorre flexão do prefixo, mas ocorre flexão em número do substantivo: