Sóis é o plural da palavra sol: dois sóis. Sois é uma forma conjugada do verbo ser: vós sois. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Em sóis a vogal o é pronunciada de forma aberta (ó) e em sois a vogal o é pronunciada de forma fechada (ô).
Exemplos:
Apesar da argumentação de muitos em haver apenas um sol, não havendo necessidade do uso no plural, a palavra sol pode ser pluralizada, formando o substantivo sóis. Segue a regra de formação do plural dos substantivos terminados em –al, -el, -ol, -ul, sendo feita a substituição do –l por –is:
Exemplos:
Sois é a forma do verbo ser conjugada na 2.ª pessoa do plural do presente do indicativo. O verbo ser é um verbo irregular que é muito utilizado pelos falantes e possui uma grande variedade de significados. Pode significar o ato de estar, constituir, acontecer, referir-se, pertencer e descender, entre outros.
O uso do pronome pessoal vós é cada vez mais reduzido entre os falantes, sendo utilizado quase unicamente em linguagem literária e linguagem religiosa ou em contextos muito formais.
Verbo ser –Presente do indicativo:
(Eu) sou
(Tu) és
(Ele) é
(Nós) somos
(Vós) sois
(Eles) são
Exemplos:
Fique sabendo mais!
Sóis pode ser também uma forma conjugada do verbo soer, que significa ter por hábito, ter por costume. É, contudo, um verbo com uso muito reduzido entre os falantes.