Sopetão ou supetão

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é supetão. A palavra sopetão está errada. Devemos utilizar o substantivo comum masculino supetão, sempre que quisermos referir que alguma coisa aconteceu de repente, subitamente, repentinamente, inesperadamente.

Esta palavra não deverá ser escrita sozinha, mas sim com a preposição de, formando a locução adverbial: de supetão. Chamamos de locução adverbial duas ou mais palavras que juntas atuam como um advérbio, alterando o sentido do verbo. Neste caso a locução é composta pela preposição de e o substantivo comum masculino supetão.

A palavra supetão é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: súpeto+ão. A palavra súpeto significa o mesmo que a palavra súbito. Esta palavra, por sua vez, tem origem na palavra em latim subitu, devendo assim ser escrita com u e não com o.

Exemplos:
Ela entrou de supetão na sala, surpreendendo a família.
De supetão, a garota bateu no garoto com toda a força.
O despedimento dos funcionários foi anunciado de supetão.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também