As palavras sutil e sútil existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Sutil se refere a algo ou a alguém que tem sutileza, que é fino e delicado ou que tem perspicácia e habilidade mental.
Sútil significa algo formado por várias partes cosidas e costuradas.
A pronúncia das duas palavras também é diferente:
A palavra sutil se refere a algo ou a alguém que tem sutileza, ou seja, que é fino, delicado, tênue, pequenino, leve, delgado, silencioso, brando. Refere-se ainda a uma pessoa com agudeza de inteligência e de espírito, ou seja, a uma pessoa perspicaz, engenhosa, primorosa, talentosa, hábil. O plural da palavra sutil é sutis.
Subtil é uma forma variante da palavra sutil, igualmente correta e utilizada por muitos falantes, especialmente os falantes do português de Portugal. Mantém a consoante b do étimo latino subtilis.
Sútil é uma palavra pouco utilizada. Refere-se a alguma coisa que tem costura, ou seja, formada por várias partes cosidas e costuradas, sendo sinônimo de consútil. Refere-se também a tendas feitas com pedaços de couros cosidos e a coroas de flores cosidas umas às outras. O plural da palavra sútil é súteis.
Sútil tem sua origem na palavra em latim sutilis.
As palavras sutil e sútil são adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns.
No caso de sutil e sútil, erradamente se transforma uma palavra oxítona em paroxítona e vice-versa.