Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo tachar se refere, principalmente, ao ato de atribuir um defeito ou atributo negativo. O verbo taxar se refere, principalmente, ao ato de aplicar taxa ou imposto, bem como ao ato de determinar o preço de algo.
Tachar é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra tacha, formando um verbo a partir de um substantivo: tacha + -ar. Se referindo ao ato de pôr tacha ou defeito em alguma coisa ou alguém, censurando, desaprovando, atribuindo qualidades negativas, é sinônimo de qualificar, considerar, classificar, caracterizar, rotular, avaliar e reputar, entre outros.
Verbo tachar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) tachei
(Tu) tachaste
(Ele) tachou
(Nós) tachamos
(Vós) tachastes
(Eles) tacharam
Exemplos:
Taxar tem sua origem na palavra em latim taxare, devendo assim ser escrito com x. Se referindo ao ato de fixar um preço ou de estabelecer um imposto, é sinônimo de apreçar, cotar, tabelar, determinar, estipular, fixar, tributar, tarifar e coletar, entre outros.
Verbo tachar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) taxei
(Tu) taxaste
(Ele) taxou
(Nós) taxamos
(Vós) taxastes
(Eles) taxaram
Exemplos:
As palavras tachar e taxar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: tachar/taxar, acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…
Fique sabendo mais!
Além dos significados principais acima descritos, taxar pode significar também o ato de regular limites e restrições e de caracterizar uma situação. Também o verbo tachar apresenta outros significados, indicando o ato de ingerir muita bebida alcoólica.