As palavras tensão e tenção existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Tensão se refere, principalmente, a um estado de apreensão, ansiedade e preocupação. Tenção se refere, principalmente, a uma intenção, finalidade e propósito que se pretende concretizar.
O substantivo feminino tensão se refere ao estado do que está tenso. Indica um estado de apreensão, ansiedade, preocupação e sobrecarga, bem como a iminência de uma situação perigosa e violenta. Refere-se também ao estado de algo que está muito esticado, bem como à força necessária para que haja movimento e um estado de rigidez muscular. Tensão significa ainda uma diferença de potencial num circuito elétrico.
Exemplos:
Tensão tem sua origem na palavra em latim tensione, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. É sinônimo de apreensão, ansiedade, inquietação, angústia, estresse, pressão, voltagem e estiramento, entre outros.
O substantivo feminino tenção se refere, principalmente, a uma intenção, intuito, plano, propósito, ou seja, aquilo que se pretende fazer. Indica também um assunto, conteúdo ou tema, bem como um símbolo em escudo indicativo de grandes feitos. Tenção significa ainda um estado de adoração e devoção ou um voto dado pelos juízes em julgamentos de segunda instância.
Exemplos:
Tenção tem sua origem na palavra em latim tentione, devendo assim ser escrito com ç na segunda sílaba, dado que a terminação em latim –tione evoluiu para –ção em português. É sinônimo de desígnio, intenção, fito, intento, plano, propósito, resolução, assunto, conteúdo, brasão, emblema, divisa, devoção e veneração, entre outros.
As palavras tenção e tensão são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: tenção/tensão, ruço/russo, sessão/seção, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…