As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os substantivos terraplenagem e terraplanagem sempre que quisermos referir o ato de terraplenar ou terraplanar, ou seja, de realizar qualquer alteração do relevo do terreno através de aterros. A palavra terraplenagem é a mais utilizada pelos falantes, sendo tida como a mais correta e a mais socialmente aceitas. A palavra terraplanagem aparece em dicionários como sendo uma forma não preferencial de terraplenagem. Ambas as palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Exemplos:
As palavras terraplenagem e terraplanagem poderão ter sua origem na palavra em italiano terrapieno, pelo latim terra mais plenus, ou serem formadas por derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Em terraplenagem, é acrescentado o sufixo –agem ao verbo terraplenar: terraplenar + -agem. Em terraplanagem, é acrescentado o sufixo –agem ao verbo terraplanar: terraplanar + -agem. . O sufixo –agem forma substantivos e se refere a um estado, uma ação ou resultado dela.
Por sua vez, os verbos terraplenar e terraplanar são formados também por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –ar às palavras terrapleno e terra mais plano: terrapleno + -ar e terra+ plano + -ar. Estes dois verbos se encontram também reconhecidos no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Exemplos:
Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.
Fique sabendo mais!
Existe também a palavra terrapleno, sinônima de terraplenagem e terraplanagem.