Se quisermos referir um fã, um admirador, um aficionado, a forma correta de escrita da palavra é tiete, sem acento gráfico. A palavra tiéte, com acento agudo, está errada. A palavra tieti, terminada em "i", está errada. A palavra tietê também existe, indicando uma espécie de pássaro, também chamado de ferro-velho. É também o nome do mais importante rio que atravessa o estado de São Paulo: rio Tietê.
A palavra tiete é uma gíria, sendo utilizada em linguagem coloquial. É sinônimo de fã, admirador, fanático, aficionado, obcecado, maníaco, apaixonado e entusiasta, entre outros.
Tiete é uma palavra paroxítona, apresentando a penúltima sílaba como sílaba tônica. As palavras paroxítonas representam a maior parte das palavras portuguesas e não são, maioritariamente, acentuadas.
Existem diversas regras que definem a acentuação de palavras paroxítonas. A palavra tiete, porém, não se necessita de acento, sendo naturalmente paroxítona.
Tiete pode ser ainda uma forma conjugada do verbo tietar no presente do subjuntivo ou no imperativo. O verbo tietar indica o ato de se comportar como uma tiete, demonstrando uma atenção fanática. Apresenta um uso reduzido.