Tivesse é uma forma conjugada do verbo ter. Estivesse é uma forma conjugada do verbo estar. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Tivesse e estivesse são formas conjugadas na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.
Pretérito imperfeito do subjuntivo - verbo ter:
(Se eu) tivesse
(Se tu) tivesses
(Se ele) tivesse
(Se nós) tivéssemos
(Se vós) tivésseis
(Se eles) tivessem
Pretérito imperfeito do subjuntivo - verbo estar:
(Se eu) estivesse
(Se tu) estivesses
(Se ele) estivesse
(Se nós) estivéssemos
(Se vós) estivésseis
(Se eles) estivessem
A confusão entre estes dois verbos acontece porque em linguagem informal é comum haver a supressão da sílaba inicial es- da forma verbal estivesse. É normal ouvirmos a frase: “Se eu tivesse contigo.”. Esta frase está errada, porque está sendo conjugado o verbo ter e não o verbo estar, sendo o correto: “Se eu estivesse contigo.”.
O verbo ter possuiu uma grande variedade de significados, podendo se referir ao ato de possuir, sentir, conter, gerar, considerar, precisar, expressar, guardar, contrair e alcançar.
Exemplos:
O verbo estar é também muito usado pelos falantes da língua portuguesa, apresentando diversos significados: encontrar-se, marcar presença, estabelecer relações, partilhar opiniões, fazer, consistir, pertencer, vestir, custar,...
Exemplos:
Atenção!
Existem várias situações em que os dois verbos são facilmente confundíveis: