A forma correta de escrita da palavra é trouxa, com x. A palavra troucha, com ch, está errada. A palavra trouxa é muito usada em linguagem popular, como gíria e com sentido pejorativo, indicando uma pessoa fácil de enganar. Pode significar também um embrulho, geralmente feito de pano: trouxa de roupa.
Trouxa é sinônimo de otário, idiota, babaca, tolo, palerma, panaca, pamonha, bobo, boboca, banana, inocente e ingênuo, bem como de embrulho, pacote, fardo e volume.
A indecisão na escrita de x ou ch nas palavras surge porque a consoante x e o dígrafo ch podem ser pronunciados da mesma forma. Há, contudo, algumas regras que definem o uso do x e nos ajudam a escrever corretamente.
Normalmente, é utilizada a consoante x depois de ditongos, como em baixo, peixe, caixa, ameixa, feixe, frouxo e trouxa. Há, contudo, algumas exceções a essa regra, como guache e recauchutar.
O x é também utilizado depois das sílabas iniciais me- e en- (mexer, mexicano, enxergar, enxame,...). É ainda usado em palavras de origem indígena e africana, bem como em palavras aportuguesadas do inglês (abacaxi, orixá, xampu,...).
A palavra troxa não existe. Trata-se de um erro de ortoépia, ou seja, um erro na articulação dos grupos vocálicos ou dos fonemas consonantais. No caso de trouxa, o ditongo ou é erradamente pronunciado como ô.