A forma mais correta e socialmente aceita de escrita da palavra é umbigo, com u inicial. A palavra imbigo está errada e a palavra embigo é uma antiga forma popular da palavra umbigo.
O substantivo masculino umbigo indica, principalmente, a cicatriz que temos na nossa barriga resultante do corte do cordão umbilical. Pode indicar também qualquer tipo de relevo ou de saliência que tenha um formato semelhante ao umbigo humano. Refere-se ainda a um ponto central, nuclear.
Umbigo é, assim, sinônimo de protuberância, saliência, abatimento, concavidade, depressão, centro e núcleo, entre outros.
A palavra umbigo tem sua origem na palavra em latim umbilicu, sendo assim escrita com u na primeira sílaba: um-bi-go. Também as palavras cognatas de umbigo deverão ser escritas com u inicial:
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia.
Imbigo é considerado um erro de ortoépia porque erradamente se pronuncia a vogal i como vogal inicial em vez da vogal u.
Umbigo é também a forma conjugada do verbo umbigar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu umbigo. Indicando o ato de bater com o umbigo, o verbo umbigar tem um uso muito reduzido.
Exemplo: Sempre que eu salto sem atenção para a piscina, eu umbigo na água.