Umidade, com u inicial, é a forma correta de escrita da palavra no português do Brasil.
Humidade, com h inicial, é a forma correta de escrita da palavra no português de Portugal.
Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.
O substantivo feminino umidade indica a qualidade do que é úmido, ou seja, levemente molhado. Significa também a quantidade de vapor de água existente na atmosfera, bem como o orvalho próprio da noite. Refere-se ainda, embora com menor uso, à quantidade de líquidos existentes no corpo humano.
Os substantivos femininos umidade e humidade podem ter sua origem na palavra em latim humiditate ou serem formados a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -idade às palavras úmido e húmido: úmido + -idade e húmido + -idade.
O sufixo -idade é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Neste caso, a qualidade do que é úmido/húmido. Por sua vez, os adjetivos úmido e húmido têm sua origem na palavra em latim humidus, de humere, que significa estar molhado.
O atual acordo ortográfico possibilita a existência da dupla grafia de palavra.
Afirma que a consoante h será utilizada em palavras cuja etimologia tenha h, atestando o uso da palavra humidade em Portugal. Afirma também que a supressão do h será possível, apesar da etimologia, quando esta supressão já estiver consagrada pelo uso, atestando assim também o uso da palavra umidade no Brasil.
Existem outras palavras com divergência ortográfica entre as variedades do português do Brasil e de Portugal: