A forma correta de escrita da expressão é valer a pena, sem acento indicador de crase. A expressão valer à pena, com acento indicador de crase, está errada.
Devemos utilizar a expressão valer a pena sempre que quisermos indicar que alguma coisa foi, é ou será merecedora do sacrifício que foi, é ou será feito, sendo positivo o desfecho da situação.
Nesta expressão, a palavra pena pode ser substituída por palavras sinônimas, como:
Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.
Em valer a pena, não há crase porque o verbo valer, sendo um verbo transitivo direto, não exige a preposição a. Assim, na expressão valer a pena, a vogal a se refere apenas ao artigo definido feminino a.
Uma forma fácil de verificar a existência ou não da crase em situações como esta é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino e verificar se haverá ou não a presença da preposição a contraindo com o artigo definido.
Contração da preposição a com artigo definido feminino a: a + a = à
Contração da preposição a com artigo definido masculino o: a + o = ao
Exemplos de substituição por masculino:
Atenção!
Existem outras contrações muito utilizadas, como as contrações da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo: àquele, àquela, àquilo.