As palavras vultuoso e vultoso existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Vultoso se refere a alguém ou a alguma coisa volumosa, de grandes proporções. Vultuoso é um adjetivo pouco utilizado e se refere a uma pessoa que sofre de vultuosidade, ficando com a face e os lábios vermelhos e inchados, com os olhos salientes.
A palavra vultuoso tem sua origem na palavra em latim vultuosus, devendo ser escrita com tu na segunda sílaba e o na terceira sílaba.
Exemplos:
O médico examina o paciente com o rosto vultuoso.
Procure orientação médica se sua face continuar vultuosa.
A palavra vultoso é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra vulto mais o sufixo –oso. Este sufixo nominal forma um adjetivo a partir de um substantivo e significa provido ou cheio de. Neste caso, cheio de vulto, volume, massa.
Exemplos:
O empresário conseguiu fechar um vultoso negócio com uma empresa estrangeira.
O carteiro entregou hoje uma vultosa encomenda para você.
As palavras vultuoso e vultoso são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: vultuoso/vultoso, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.