A forma correta de escrita da palavra é xarope, com x inicial. A palavra charope, com ch inicial, está errada. Enquanto substantivo masculino, xarope se refere a um tipo de remédio líquido, viscoso e açucarado. Pode indicar ainda qualquer calda açucarada, como as usadas em sobremesas. Enquanto substantivo de dois gêneros e adjetivo, indica alguém ou algo que causa aborrecimento e cansaço, sendo maçador, incômodo e cansativo.
Xarope é também a forma conjugada do verbo xaropar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, bem como na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo xaropar se refere ao ato de tratar com xarope e ao ato de importunar, causando aborrecimento.
Verbo xaropar - presente do subjuntivo:
(Que eu) xarope
(Que tu) xaropes
(Que ele) xarope
(Que nós) xaropemos
(Que vós) xaropeis
(Que eles) xaropem
Verbo xaropar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) xaropa
(Ele) xarope
(Nós) xaropemos
(Vós) xaropai
(Eles) xaropem
A palavra xarope é escrita com x inicial, bem como todas as formas conjugadas do verbo xaropar e as palavras cognatas de xarope, como: xaropada, xaropento, xaroposo e xaropear.
Embora haja diversas regras que definam o uso de x ou ch nas palavras, no caso de xarope, o uso do x se justifica na origem da palavra. Xarope tem sua origem na palavra árabe xarâb, escrita também com x inicial.