Zueira, zuera ou zoeira: como escrever corretamente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é zoeira. As palavras zueira e zuera estão erradas. Devemos utilizar o substantivo feminino zoeira sempre que quisermos referir um tumulto, desordem, barulho ou confusão, bem como o som de muitas vozes ou ruídos fortes. Também significa troça, zombaria ou mangação. Este substantivo é muito utilizado como gíria, numa linguagem informal.

Exemplos:

  • Os alunos estavam na maior zoeira, nem queriam saber do professor.
  • Você está de zoeira comigo?

A palavra zoeira é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o verbo zoar mais o sufixo nominal –eira: zo(ar) + -eira. O sufixo nominal -eira sugere uma ideia de intensidade e aumento, bem como uma noção coletiva, entre outros.

O verbo zoar tem uma origem onomatopaica, ou seja, é formado a partir da vocalização de uma onomatopeia, baseada nos sons da fala numa reprodução aproximada de um ruído exterior. Estando convencionado que o verbo zoar deverá ser escrito com o, também zoeira e outras palavras cognatas de zoar deverão ser escritas com o, como zoação.

Exemplos:

  • É errado ficar zoando com as pessoas.
  • Vai ficar na zoação?

Veja também: zoar ou zuar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também